Saltar para o conteúdo...

Formulário de procura

Close Search
Close Search

Amélia Pilar Rauter distinguida com Prémio Luso-Espanhol de Química 2017

Amélia Pilar Rauter distinguida com Prémio Luso-Espanhol de Química 2017
Fonte: 
Universidade de Lisboa, Portugal, 2017-11-30

O Prémio Luso-Espanhol de Química 2017 foi atribuído a Amélia Pilar Rauter, professora do Departamento de Química e Bioquímica e coordenadora do Grupo da Química dos Glúcidos do Centro de Química e Bioquímica de Ciências.

“Fiquei muito surpreendida pois no nosso mundo a atenção está dirigida para os nossos alunos, os nossos colaboradores, a docência e a investigação. Procuramos descobrir o desconhecido, criar novas moléculas e desenvolver novos processos para servir a sociedade melhorando a qualidade de vida! Não pensamos em prémios...” Amélia Pilar Rauter

O galardão instituído pela Sociedade Portuguesa de Química e pela Real Sociedad Española de Química existe desde 2010 e já distinguiu sete químicos portugueses e espanhóis com projeção internacional.

Maria Amélia Pilar Rauter dedicou grande parte da sua investigação à síntese de novas entidades moleculares a partir de açúcares, isto é, hidratos de carbono de baixa massa molecular.

O trabalho desenvolvido com os seus alunos e colaboradores – orientou 20 doutoramentos - tem tido resultados muito promissores nomeadamente no controlo da diabetes, na prevenção de doenças neurodegenerativas e infeção, com a descoberta de antibióticos com um mecanismo de ação novo.

Segundo comunicado de imprensa emitido pela Faculdade esta quinta-feira, durante a atribuição do prémio, em Espanha, Amélia Pilar Rauter participou como oradora em diferentes palestras, tendo sido possível estabelecer novas oportunidades de colaborações luso-espanholas.

“Estamos sempre abertos a colaborações a nível nacional e internacional e sabemos partilhar o que descobrimos”, diz Amélia Pilar Rauter, acrescentando que talvez seja esse o segredo da sua projeção internacional.