Saltar para o conteúdo...

Formulário de procura

Close Search
Close Search

Fontainhas Fernandes é o novo presidente dos reitores das universidades

Fonte: 
Jornal de Notícias, Portugal, 2017-10-10

O reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), António Fontainhas Fernandes, foi eleito presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), anunciou a instituição esta terça-feira.

A eleição decorreu numa reunião plenária do Conselho e Fontainhas Fernandes exercerá o cargo até 2020.

António Fontainhas Fernandes foi eleito reitor da UTAD em 2013 e reeleito este ano. Segundo um comunicado do CRUP pretende reforçar a atividade institucional e política da instituição na defesa dos interesses das universidades.

Vai ainda, continua o comunicado, dar prioridade à defesa de "um papel determinante na elaboração das políticas públicas para o Ensino Superior e a Ciência, bem como o desenvolvimento de uma estratégia coesa e sustentável para a correção do subfinanciamento crónico das universidades".

Quer ainda Fontainhas Fernandes consolidar as iniciativas de internacionalização do sistema universitário e fortalecer a presença das universidades em organismos internacionais.

"A definição de um papel ativo, coeso e determinado na preparação do próximo quadro comunitário que favoreça a centralidade das universidades no desenvolvimento das regiões e do país devem ainda constituir focos de atenção nas atividades futuras do CRUP", acrescenta-se no comunicado.

O novo presidente do CRUP desempenhou funções na Ordem dos Engenheiros, é professor catedrático de Bioquímica Ambiental e foi presidente da Associação Ibero-americana de Toxicologia e de Contaminação Ambiental e presidente da Escola de Ciências da Vida e Ambiente.