Saltar para o conteúdo...

Formulário de procura

Close Search
Close Search

Reitor faz palestras e reuniões em Harvard e West Virginia para ampliar internacionalização da UFPR

Reitor faz palestras e reuniões em Harvard e West Virginia para ampliar internacionalização da UFPR
Fonte: 
Universidade Federal do Paraná, Brasil, 2017-09-20

O reitor Ricardo Marcelo Fonseca está nos Estados Unidos para uma série de reuniões de trabalho e palestras nas universidades de Harvard e West Virginia, visando estabelecer cooperação para pesquisas e formação acadêmica e ampliar a internacionalização da UFPR.

A missão começou pela West Virginia University, com a qual a UFPR assinou um amplo acordo de cooperação, envolvendo várias áreas do conhecimento, como engenharia, ciências agrárias e saúde. A UFPR já mantém parceria com essa universidade americana na área de Educação Física, em pesquisas sobre gestão e políticas públicas para o esporte.

“Há  um grande interesse das universidades americanas pelo Brasil, que consideram um país estratégico. Então, a perspectiva é de uma troca muito enriquecedora para a nossa universidade e também para eles”, afirma o reitor.

Nesta quarta-feira (20) a comitiva da UFPR chegou a Cambridge, onde cumpre uma programação na Universidade de Harvard. Pela manhã, o reitor participou de duas reuniões. Ele também foi  o convidado para uma conversa  com o tema “(Re)thinking Brazil” (Repensando o Brasil), na Harvard Law School, da qual também participaram a diretora do Setor de Ciências Jurídicas da UFPR, Vera Karam, e professor do curso de Direito Paulo Opuszka, que ocupa a chefia de gabinete da Reitoria.

Entre outros pesquisadores, o reitor esteve com Rifat Atun, reconhecido como grande autoridade em saúde pública. O encontro abriu a possibilidade de colaboração futura entre a UFPR e o laboratório de Atun em Harvard. O pesquisador americano virá a Curitiba em janeiro de 2018 para discutir a parceria.

Ainda nesta quarta-feira, à noite, o reitor Ricardo Marcelo dá uma palestra na Harvard Kennedy School sobre “Democracia e acesso à universidade no Brasil: desafios e perspectivas”.

República Dominicana

O professor Paulo Opusza esteve também, no início da semana, na República Dominicana, onde assinou com o reitor da Universidad Autónoma de Santo Domingo, Ivan Grullòn, uma carta de intenções para ampliação do convênio assinado entre as duas universidades. A intenção é desenvolver um projeto de trabalho específico nas áreas de Turismo, Direito, Engenharia Florestal e Agrária, Meio Ambiente e Economia.