Saltar para o conteúdo...

Formulário de procura

Close Search
Close Search

Neurorradiologistas reúnem-se na região de Aveiro durante a Brain Week

Neurorradiologistas reúnem-se na região de Aveiro durante a Brain Week
País: 
Portugal
Data de início: 
2017-05-31
Data de fim: 
2017-06-05

A Universidade de Aveiro (UA) e a UNAVE – Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro são parceiros do XIII Congresso Nacional de Neurorradiologia, entre os dias 1 e 4 de junho, em Estarreja (Cine Teatro, Biblioteca Municipal e Ciclo Criativo), evento incluído na Brain Week - Semana do Cérebro e da Neurorradiologia e organizado pela Sociedade Portuguesa de Neurorradiologia (SPNR) e pelo Município de Estarreja. Este ano, assinalam-se 90 anos desde a realização da sua primeira angiografia cerebral realizada por Egas Moniz.

“A integração do Congresso anual de Neurorradiologia nesta Semana do Cérebro vai permitir aos participantes usufruir de todas as valências, cursos, colóquios, workshops, mas também de outros eventos relacionados de índole científico-cultural e artística nas áreas médicas e das Neurociências”, explica Pedro de Melo Freitas, presidente da Brain Week, médico neurorradiologista e professor adjunto convidado na Escola Superior de Saúde da UA.

O presidente da Sociedade Portuguesa de Neurorradiologia (SPNR), Pedro Vilela, salienta o aniversário de um acontecimento marcante para esta especialidade médica e marcante para a região de Aveiro: “Ao comemorar o 90º aniversário da primeira angiografia cerebral, o Congresso deste ano pretende homenagear Egas Moniz e enaltecer a Neurorradiologia como um todo. Ano após ano, o objetivo mantém-se: reunir a comunidade científica em torno de um programa diversificado e multidisciplinar”, afirma.

Cursos, seminários, discussões científicas e entrega de prémios

No primeiro dia do Congresso, destaque para o Curso de Atualização em Neurorradiologia Clínica e para o VII Seminário de Física Médica, subordinado ao tema “Radiocirurgia do SNC: a Física Médica no suporte à imagem, diagnóstico e terapia”. Os índices de qualidade em radiocirurgia, a imagem multimodal em epilepsia e as incertezas no planeamento da radiocirurgia com partículas são outros dos temas em discussão. Ao longo do segundo dia, serão muitos os tópicos em análise, desde a importância da ressonância magnética (RM) no tratamento das doenças vasculares intracranianas e a abordagem das malformações vasculares congénitas, passando pela imagem nos conflitos neurovasculares. O dia ficará também marcado pela apresentação do livrro The legacy of Egas Moniz in present-day Neuroradiology – a global perspective, 90 years after the first cerebral angiography” e pela atribuição do Prémio Egas Moniz em Neurorradiologia. No terceiro dia, destaque para a sessão sobre as novas recomendações da ESO para as tromboses venosas cerebrais e para a entrega do Prémio Paulo Mendo, que todos os anos distingue a melhor comunicação científica do Congresso. O Congresso Nacional de Neurorradiologia encerra ao quarto dia com o IIIº Curso Hands-On de Imagem Multimodal.

O XIII Congresso Nacional de Neurorradiologia é organizado em parceria com o Brain Imaging Network (BIN), o Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde (ICNAS), a Universidade de Aveiro e UNAVE – Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro. Conta ainda com o apoio institucional de dois parceiros internacionais: a Sociedade Brasileira de Neurorradiologia (SBNR) e a European Society of Neuroradiology (ESNR).

Dia Mundial da Esclerose Múltipla assinalado na UA

A Brain Week - Semana do Cérebro e da Neurorradiologia arranca na Reitoria da UA, a 31 de maio, em que se assinala o Dia Mundial da Esclerose Múltipla, com um evento organizado pelo British Medical Journal (BMJ) e transmitido em livestreaming, durante a manhã desse dia. Às 14h00, decorre a Reunião de Consenso do Grupo de Estudos da Esclerose Múltipla e Sociedade Portuguesa de Neurorradiologia

Após a Receção de Boas Vindas da Brain Week, ainda na Reitoria da UA, com degustação Aveiro d´Honra, às 15h00, tem início (às 15h30) a Conferência de Abertura Brain Week: “Neurociências - Com Ciência e História”. O palestrante convidado é Dietmar Dietrich, professor da Universidade de Viena (Aústria). Este evento conta ainda com as intervenções de Miguel Castelo-Branco, do IBILI - Institute for Biomedical Imaging and Life Sciences (Universidade de Coimbra) e Odete Silva do Instituto de Biomedicina de Aveiro (IBIMED), unidade de investigação da UA, assim como João Rui Pita e Ana Leonor Pereira, do CIES 20 (Coimbra) e Aires Gonçalves, do Núcleo de História da Medicina da Ordem dos Médicos.

Semana promove Neurociências com iniciativas abertas à comunidade

Open day da casa museu Egas Moniz, exposições de arte, entrega de prémio carreira na área da Neurorradiologia, lançamento de livros e caminhadas são algumas das muitas atividades que vão decorrer na primeira edição da Brain Week – Semana do Cérebro e da Neurorradiologia. A iniciativa decorre de 31 de maio a 6 de junho, entre as cidades de Estarreja, Aveiro e Santa Maria da Feira.

O mote para esta semana são os 90 anos da realização da primeira angiografia cerebral por Egas Moniz, uma técnica que revolucionou a Medicina e que ainda hoje é amplamente utilizada em todo o mundo. Durante uma semana, várias os momentos que irão homenagear Egas Moniz, considerado por muitos como um dos pais da Neurorradiologia.

A Brain Week é uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Neurorradiologia (SPNR) e conta com o patrocínio científico da Ordem dos Médicos e de todas as instituições de ensino superior com formação ou investigação em Medicina e Ciências da Saúde. O evento vai reunir, durante uma semana, uma série de referências nacionais internacionais na área das Neurociências, especialistas na área da Neurocirurgia, Psiquiatria, Neurologia e Neurorradiologia.

Brain Week – Semana do Cérebro e da Neurorradiologia

– DESTAQUES DO PROGRAMA –

Primeiro dia – 31 maio, Aveiro e Avanca

·  Dia Mundial da Esclerose Múltipla: conferência “Time matters in multiple sclerosis” – 9H30, Auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro.

·  Reunião de Consenso Esclerose Múltipla 2017 com a Sociedade Portuguesa de Neurorradiologia (SPNR) e o Grupo de Estudos (GEEM) – 15H30, Auditório Reitoria Universidade de Aveiro.

·  Receção de boas vindas da Brain Week e conferência de abertura “Neurociências: com ciência e história” – 15H, átrio e auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro.

·  Apresentação do livro comemorativo “Os trilhos da Neurorradiologia depois da primeira angiografia cerebral” – 19H00, Casa Museu Egas Moniz, Avanca.

Segundo dia – 1 de junho, Estarreja

·  Apresentação do selo comemorativo dos CTT alusivo aos 90 anos da angiografia cerebral e inauguração de Exposição Histórica Filatélica alusiva a Egas Moniz – 14H00, Cineteatro de Estarreja.

·  Inauguração da exposição de arte “Brain Storming – a celebração da Ciência após 90 anos de engenho e arte” – 15H00, Casa Municipal da Cultura de Estarreja.

·  Projeção cinematográfica e tertúlia "O Cinema e as Neurociências" – 21H00, Cineteatro de Estarreja.

Terceiro dia – 2 de junho, Estarreja

·  Sessão Solene de abertura da Brain Week e entrega do Prémio Egas Moniz em Neurorradiologia 2017 – 18H30, Cineteatro de Estarreja.

·  Concerto Solidário com Jacinta (jazz) e apresentação do livro (edição bilingue) “A herança de Egas Moniz na Neurorradiologia – perspetiva universal, 90 anos após a 1ª angiografia cerebral” – 18H30, Cineteatro de Estarreja. Valor simbólico a reverter para Unidade Cuidados Continuados Egas Moniz.

Quarto dia – 3 de junho, Estarreja

·  Entrega do Prémio Paulo Mendo, prémio que todos os anos distingue a melhor comunicação feita no âmbito do Congresso Nacional de Neurorradiologia (1 a 4 de junho) – 21H30, Biblioteca Municipal de Estarreja.

Quinto dia – 4 de junho, Estarreja

·  Caminhada e Mini Caminhada solidária de sensibilização para os primeiros sinais de AVC, inserido na Campanha Nacional STOP AVC – 17 horas, com início no Parque Municipal de Antuã, Estarreja.

Sexto dia – 5 de junho, Estarreja

·  Workshop “O Cérebro: Tecnologia e Soft Skills” – 14H00, Ciclo Criativo, Estarreja

Sétimo dia – 6 de junho, Estarreja

·  Open Day na Casa Museu Egas Moniz, com visita documentada na área da História da Medicina – entre as 9H00 e as 16H00, Avanca, Estarreja.

Transporte gratuito entre os vários locais da Brain Week

Dia 01 de junho

14h00 – Universidade de Aveiro (UA) / Cine-Teatro Estarreja (CTE) (secretariado) / Ciclo Criativo (Estarreja)

18h00 – Ciclo Criativo / UA

02 de junho e 03 de junho

08h00 – UA / Cine-Teatro de Estarreja

19h30 – CTE / UA

04 de junho

09h00 – UA / Ciclo Criativo

13h00 – Ciclo Criativo / UA

05 de junho

08h00 – Universidade / Lenitudes Medical Center (Sta. Maria da Feira)

12h00 - Sta. Maria da Feira / CTE (passagem por Estarreja para deixar participantes que desejarem) / UA

13h30 - UA / Ciclo Criativo

17h00 – Ciclo Criativo / UA

(NOTA: na UA, os autocarros param junto à Reitoria)