Saltar para o conteúdo...

Formulário de procura

Close Search
Close Search

Docente do Politécnico de Setúbal galardoada pela Sociedade Portuguesa de Biomecânica

Fonte: 
Instituto Politécnico de Setúbal , Portugal, 2017-05-16

Estudo identifica nova metodologia de análise da marcha humana.

A Prof.ª Rita Fernandes, docente da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (ESS/IPS), recebeu a menção honrosa, na categoria de melhor artigo teórico com o estudo "Concordância e Fiabilidade de Índices Globais de Simetria Influência da Fórmula Matemática", atribuído pela Sociedade Portuguesa de Biomecânica, no âmbito do 7º Congresso Nacional. 

O estudo surge da partilha de dados recolhidos no âmbito do doutoramento da Prof.ª Rita Fernandes, sendo que atualmente na sequência destes dados estão a ser realizadas 3 novas teses no Laboratório de Análise de Movimento da ESS/IPS, no contexto do Mestrado em Fisioterapia Músculo-Esquelética desta escola.

Com este estudo foi possível identificar uma metodologia mais rigorosa e com menos hipótese de erro, do que a habitualmente utilizada, para analisar a assimetria da marcha humana em contexto clinico. Até à data têm sido testados e desenvolvidos vários métodos para efetuar esta análise, sendo o índice global de simetria - GGA o mais utilizado, mas que recentemente apresentou uma baixa avaliação em termos de concordância e fiabilidade. Desta forma, a nova metodologia recorre ao “AsymGPS”, outro índice global de simetria, que difere do “GGA” na forma como se realiza o cálculo. Esta análise implica a comparação, frequente, entre os membros inferiores direito e esquerdo, na procura de diferenças que possam auxiliar no diagnóstico clínico.

Para a Prof.ª Rita Fernandes esta distinção “é um reconhecimento importante do trabalho de investigação desenvolvido nos últimos 6 anos para o meu doutoramento, sendo também importante na medida em que resulta do trabalho conjunto realizado entre investigadores de instituições nacionais e estrangeiras, onde se inclui o IPS. Por fim, é um trabalho que terá um grande potencial de grande aplicabilidade prática, nomeadamente clínica, o que se traduz num valor acrescido.”