Saltar para o conteúdo...

Formulário de procura

Close Search
Close Search

Uni-CV realiza V Encontro Internacional de Reflexão e Investigação

País: 
Cabo Verde
Data de início: 
2017-05-11
Data de fim: 
2017-05-12

A Universidade de Cabo Verde realiza o V Encontro Internacional de Reflexão e Investigação (EIRI), sob o lema “Questionar para Avançar no Novo Horizonte”. O evento tem lugar no auditório do Campus do Palmarejo, Praia, realizado em videoconferência com o Polo da Uni-CV-SV, nos dias 11 e 12 de maio.

Organizado pela Faculdade de Ciências Sociais, Humanas e Artes da Uni-CV, o V EIRI reúne três dezenas de investigadores, oriundos de universidades de Cabo Verde (3), Portugal (6), Brasil (4) e Moçambique (1), Angola (1), Republica Checa (1) e está aberto a estudantes, professores e à comunidade em geral.

Pretende ser um espaço de “reflexão e investigação”, em Cabo Verde, a convocar investigadores de Universidades da CPLP, cujos resultados irradiam daqui para todos eles. Nesse sentido, recebeu em 2016 o patrocínio da mesma CPLP, pela primeira vez, do Camões I. P. de 2013 a 2016, e da Uni-CV, nos cinco anos da sua realização.

Os dias 11 e 12 de maio recebem cerca de trinta comunicações de quinze professores doutorados, oito mestres e sete licenciados, vindas de uma quinzena de áreas científicas como Educação, Linguística e ensino das línguas, Literaturas, Migração e Saúde; Espaços públicos e desafios éticos, Memória, colonialismo e pós-colonialismo, Relações Internacionais e Diplomacia, Urbanismo sustentável e resiliência ambiental, Recursos Naturais e Biodiversidade.

O Encontro Internacional de Reflexão e Investigação da Uni-CV é um evento científico anual, já consolidado, que recolhe e divulga investigação terminada, em curso ou em projeto, nas áreas das Humanidades e sua emergência nas restantes áreas científicas.

Suas comunicações, em Atas, dão origem a um número da Revista de Estudos Cabo-Verdianos (REC), após avaliação por pares. Os números das três primeiras realizações estão disponíveis na página da Uni-CV. No final do segundo dia, será lançado o número com as ATAS do IV EIRI, realizado em 2016.

Entre os palestrantes encontram-se professores universitários, investigadores independentes, e figuras públicas que vêm consolidando saberes em áreas nas quais se constituíram referências assinaláveis.

Marcam presença as instituições de ensino superior seguintes: a Uni-CV, a Uni-Piaget e o Instituto CSJ, de Cabo Verde; as Universidades de Lisboa, Nova de Lisboa, Trás-os-Montes e Alto Douro, Beira Interior, Évora e Católica, em Portugal; as Universidades Federais de Rio de Janeiro, de Pernambuco, do Maranhão e do Paraná, no Brasil; a Universidade Pedagógico de Moçambique; e a Universidade de Masaryk, na República Checa.

Anexo: