Saltar para o conteúdo...

Formulário de procura

Close Search
Close Search

Macau 5.0

Macau 5.0
País: 
Macau
Data de início: 
2017-05-10
Data de fim: 
2017-06-10

O Projecto

Mais do que um documento fotojornalístico, a exposição "Macau 5.0 | 澳門 5.0 | Macao 5.0" é uma obra documental da Macau contemporânea e é nesse ponto essencial que se pretende focar. Uma súmula antropológica e social do território de 2010 a 2015. Retrata o quotidiano do território e é, acima de tudo, um documento que mostra a multiculturalidade de Macau, bem como todos os aspectos sociais, tradicionais e culturais da sua população.

Biografia

Gonçalo Lobo Pinheiro (Lisboa, Portugal, 4 de Abril de 1979) é um fotojornalista português que reside em Macau há sete anos.

Licenciado em Jornalismo pela Universidade Autónoma de Lisboa, começou a trabalhar na área da fotografia em 2000 e, dois anos volvidos, iniciou o estágio profissional na extinta agência noticiosa Intermeios. Foi colaborador permanente, durante seis anos, do jornal A Bola. Depois disso, colaborou com diversas publicações portuguesas e estrangeiras de onde se destaca o I, Público, Correio da Manhã, O Comércio do Porto, Expresso, Washington Post, entre muitas outras. Realizou ainda trabalhos fotográficos para diversas empresas.

Entre 2004 e 2010, foi, em Portugal, fotógrafo oficial da cantora brasileira Daniela Mercury.

Vencedor de alguns prémios durante a sua carreira, Gonçalo Lobo Pinheiro também já expôs individual e colectivamente. "Macau 5.0" é o seu primeiro livro de fotografia.
Com a chegada a Macau passou pela redacção do jornal Hoje Macau, onde foi redactor e editor. Foi director de fotografia da Culture Guide e, actualmente, é o coordenador fotográfico da revista Macau.

"É muito claro para mim que, ao longo deste tempo, o Gonçalo se transformou um pouco em Macau; da mesma maneira, como sempre tem feito ao longo dos séculos, não me custa acreditar que um pouco de Macau se transformou naquilo que é o Gonçalo." - José Luís Peixoto, escritor português