Saltar para o conteúdo...

Formulário de procura

Close Search
Close Search

Estudantes de Enfermagem aprendem com sistemas de saúde da Bélgica, Noruega, Estónia e Alemanha

Fonte: 
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Portugal, 2017-04-19

Seminário Transcultural decorre até sexta-feira na Escola de Coimbra. Finalistas aprendem a administrar cuidados culturalmente sensíveis, melhorando o potencial para exercerem Enfermagem além-fronteiras.

São 328 estudantes da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) que, amanhã (20 de abril), se juntam a oito professoras europeias para conhecerem a realidade dos sistemas de saúde dos países de onde provêm as docentes convidadas: Bélgica, Noruega, Estónia e Alemanha.

Entre as 9h00 (boas-vindas) e as 18h00, nas instalações da ESEnfC (Auditório do Polo A), os finalistas do curso de licenciatura em Enfermagem vão discutir e analisar, com as docentes visitantes, alguns dos fatores culturais que interferem na saúde e nos cuidados de saúde e de Enfermagem.

A iniciativa enquadra-se na Seminário de Enfermagem Transcultural - “Cultural awareness in nursing” que hoje começou e que termina sexta-feira (21 de abril) com o painel “Migration, walls and bridges: Nursing in a global world” (Migração, muros e pontes: a Enfermagem num mundo global) – entre as 9h00 e as 12h00, também no Polo A, na Avenida Bissaya Barreto, em Celas).

Este seminário, coordenado pela professora doutora Ananda Maria Fernandes, deverá permitir ao estudante comparar, contrastar e analisar a informação relacionada com o desenvolvimento da Enfermagem e da educação em Enfermagem nesses países, no sentido de aumentar as suas competências para prestar cuidados culturalmente congruentes e culturalmente específicos, além de melhorar o potencial dos futuros profissionais para o exercício da Enfermagem além-fronteiras, em contextos multiculturais.

Analisar os fatores históricos, sociológicos e ideológicos que influenciam a saúde e a doença, bem como o impacto que têm no planeamento e promoção da saúde, explorando criticamente o papel, status e funções do enfermeiro nos diversos países, são outros objetivos.

São convidados internacionais para este seminário as professoras Liv Utne, Liv Berit (Bergen University College, Noruega), Marge Mahla, Anne Vahtramäe (Tartu Health Care College, Estónia), Hilde Curinckx, Ellen Westhof (UC Leuven Limburg, Bélgica), Rainhild Schäfers e Melanie Schellhoff (Hochschule für Gesundheit, Alemanha).