Saltar para o conteúdo...

Formulário de procura

Close Search
Close Search

UMinho abre as portas a jovens, familiares e orientadores

UMinho abre as portas a jovens, familiares e orientadores
Fonte: 
Universidade do Minho, Portugal, 2017-03-22

A Universidade do Minho abre as portas à sociedade esta sexta-feira e sábado, dias 24 e 25. Pioneira a nível nacional, a iniciativa “Open Weekend” conta com cerca de 4000 inscrições numa centena de atividades para todas as idades, desde experiências e demonstrações científicas a palestras, workshops e momentos culturais. As iniciativas deste fim de semana aberto realizam-se das 10h00 às 17h00, nos campi de Gualtar (Braga) e Azurém (Guimarães).

Todas as Escolas e Institutos, bem como os serviços e as estruturas de interface da UMinho estarão envolvidos nesta interação com os futuros estudantes, mostrando-lhes a Universidade nas suas dinâmicas naturais, que vão desde os diversos níveis de ensino até à ciência de topo desenvolvida nos mais de 30 centros de investigação. Os participantes terão a possibilidade de conhecer ao pormenor a oferta formativa, os serviços e as instalações da academia, partilhar ideias com professores e alunos e envolver-se em atividades ligadas às ciências, engenharia, saúde, ciências sociais e artes.

Aprender primeiros socorros, manipular drones, auscultar a atividade cerebral

Em termos práticos, será possível, por exemplo, aprender primeiros socorros, criar uma mini-rede de computadores, manipular drones para captar imagens geológicas, construir uma torre de esparguete, analisar ao microscópio fígados de animais, aprender língua gestual, farsi e árabe, auscultar a atividade cerebral, produzir iogurte natural para perceber os mecanismos de fermentação, simular diretos televisivos, tocar saxofone, desenhar e imprimir uma capa de telemóvel em 3D e simular a assembleia-geral da ONU.

O programa inclui ainda palestras sobre o acesso ao ensino superior, a mobilidade internacional, o desporto universitário e a inclusão, além de momentos de animação a cargo dos grupos culturais da academia minhota. As atividades oferecidas pelas Escolas e pelos Institutos da UMinho repetem-se ao longo dos dois dias, permitindo aos visitantes escolher e preparar a sua própria agenda, numa experiência que vai ao encontro das suas curiosidades. O Open Weekend é destinado principalmente a alunos dos ensinos básico e secundário, bem como aos seus familiares, professores e orientadores vocacionais. Há mais informações em http://store.uminho.pt/pt/open-weekend.

Vídeo promocional disponível aqui.