Saltar para o conteúdo...

Formulário de procura

Close Search
Close Search

UMinho ensina Português a estrangeiros de 40 países

Fonte: 
Universidade do Minho, Portugal, 2017-02-24

O BabeliUM - Centro de Línguas da Universidade do Minho lança na segunda-feira, dia 27, cursos intensivos de Português para estrangeiros de cerca de 40 países, como Irão, Rússia, China, México, Líbano, Tailândia e Timor-Leste.

O objetivo é dotar os inscritos de competências linguísticas e dar a conhecer algumas das vertentes mais importantes da cultura portuguesa, nomeadamente o património histórico, as artes e a gastronomia. Os cursos semestrais de Português Língua Estrangeira (PLE) são maioritariamente frequentados por alunos Erasmus, mas contam também com investigadores, docentes e profissionais de outras áreas entre os inscritos. As aulas realizam-se nos campi da Gualtar (Braga) e Azurém (Guimarães). A formação é constituída por 60 horas e tem quatro níveis de aprendizagem.

No final de cada formação, os participantes serão avaliados de acordo com os parâmetros do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECRL), sendo-lhes atribuído um certificado comprovativo da assiduidade e dos níveis atingidos. Para obter mais informações ou proceder à inscrição, sugere-se o contacto com BabeliUM, que tem sede no Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH), no campus de Gualtar, do site www.babelium.ilch.uminho.pt, do número de telefone 253601662 e do email portbabelium@ilch.uminho.pt.

Português é a quarta língua materna mais falada

Os cursos semestrais de PLE são promovidos como forma de concretizar a política de integração dos estudantes estrangeiros que frequentam cursos de graduação e pós-graduação na UMinho. “Neste contexto, a área do Português Língua Estrangeira continua o seu percurso de consolidação e expansão que encontra justificação no crescimento da própria Universidade e na sua estratégia de internacionalização, bem como no valor intrínseco deste idioma global que conta com mais de 260 milhões de falantes nativos”, afirma Bernhard Sylla, diretor do BabeliUM. O Português é a quarta língua materna mais falada no mundo, tornando-a uma ferramenta diferenciadora no quadro da globalização mundial.

A UMinho é pioneira no ensino superior em Portugal na introdução de cursos livres de línguas e culturas estrangeiras para o público em geral. O ILCH desenvolve, desde 1987, programas cada vez mais diversificados e aprendizagens em diversos formatos, para dar resposta a um interesse crescente por parte de estudantes vindos dos cinco continentes. O BabeliUM nasceu a 26 de setembro de 2009, Dia Europeu das Línguas. Além de projetos de formação e promoção do multilinguismo e das culturas, esta unidade presta serviços de tradução, interpretação de conferências, legendagem e revisão de textos.