Saltar para o conteúdo...

Formulário de procura

Close Search
Close Search

UMa integra novo projeto de investigação para a proteção e restauração da biodiversidade

Fonte: 
Universidade da Madeira, Portugal, 2017-02-22

A Universidade da Madeira, através do Centro de Química da Madeira (CQM), é parceira do novo projeto de investigação, denominado EcoFibras - Valorização ecosustentável de espécies vegetais invasoras da Macaronésia para a obtenção de fibras industriais.

O projeto, que teve início a 1 de janeiro de 2017, tem uma duração total de 3 anos e um orçamento de pouco menos de um milhão de euros, financiado em cerca de €800.000, pelo programa de cooperação territorial MAC 2014-2020, primeira chamada, através de fundos FEDER.

Este projeto enquadra-se no eixo 4 da cooperação transnacional, dedicada a preservar e proteger o meio ambiente e a promover a eficiência dos recursos naturais, em especial para a proteção e restauração da biodiversidade.

Estão envolvidos no projeto, a Universidade de Las Palmas, que atua como chefe de fila, a Universidade da Madeira/CQM, o Cabildo de Gran Canaria, através do Jardim Botânico Canário Viera e Clavijo, a Universidade dos Açores, e a Fundação Gaspar Frutuoso. A primeira reunião presencial, entre todos os parceiros do projeto, terá lugar no dia 27 de fevereiro, no Parque da Ciência - Tecnologia ULPGC (Tafira Campus), Las Palmas, Gran Canária.

O EcoFibras baseia-se na exploração de fibras naturais de espécies vegetais invasoras da Macaronésia, tais como L. A. donax (cana-do-reino ou cana-vieira), Pennisetum setaceum (conhecido como rabo de gato), Agave Americana (pita) e Ricinus communis (rícino ou mamona), todos propagados sem controle nos três arquipélagos envolvidos no projecto (Canárias, Açores e Madeira), e que figuram na TOP100 das espécies invasoras mais perigosas da União Internacional para a Conservação da Natureza. A proposta também aborda a caracterização dos fluxos de resíduos da biomassa, gerados como resultado do processo de extração das fibras e a produção de materiais compósito (polímero + fibra natural + nanopartículas) e estudo das suas propriedades para aplicações industriais.