Saltar para o conteúdo...

Formulário de procura

Close Search
Close Search

ESEnfC organiza VI Fórum Politécnico dedicado à simulação e formação interprofissional na saúde

País: 
Portugal
Data de início: 
2017-02-24
Data de fim: 
2017-02-24
Data limite de inscrição/candidatura: 
2017-02-20

Encontro em Coimbra, nas instalações da Escola Superior de Enfermagem, é promovido pelo Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos, com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) recebe, no dia 24 de fevereiro, o VI Fórum Politécnico, que terá por tema a “Simulação e Formação Interprofissional na Saúde” e que contará, na sessão de abertura, com as presenças do secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, e da secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Fernanda Rollo.

Organizado em articulação com a Sociedade Portuguesa de Simulação Aplicada às Ciências da Saúde (SPSim), o encontro, de participação gratuita, começa pelas 9h45, nas instalações da ESEnfC - Polo A (Av. Bissaya Barreto), e estende-se até cerca das 16h30, com a possibilidade de uma visita (opcional) ao Centro de Simulação de Práticas Clínicas da ESEnfC.

Maria da Conceição Bento, Presidente da ESEnfC, Nuno Mangas, presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), Miguel Castelo Branco, presidente da SPSim, e Ana Abrunhosa, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, são as restantes personalidades convidadas para a sessão de abertura do VI Fórum Politécnico.

Discutir ideias, projetos de I&D (investigação e desenvolvimento) e atividades em curso orientadas para o desenvolvimento da simulação no ensino de profissionais de saúde, com vista à melhoria contínua da qualidade e segurança nas respostas em saúde aos cidadãos, são objetivos da sexta edição do Fórum Politécnico, que se realiza um dia depois do Congresso SPSim 2017 (a 23 de fevereiro), mais uma vez uma coorganização da ESEnfC e da SPSim, subordinado ao tema “A simulação e a humanização dos cuidados de saúde”.

O Fórum Politécnico é uma iniciativa promovida pelo CCISP, em colaboração com o Programa de Modernização e Valorização dos Institutos Politécnicos, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

O Fórum Politécnico é «um espaço dinâmico de discussão informada de ideias e projetos entre atores relevantes da sociedade e do tecido produtivo, social e económico, público ou privado, e investigadores, docentes e estudantes de institutos politécnicos, para discussão de temas de interesse comum, numa base territorial e com vista à operacionalização de iniciativas futuras de investigação baseada na experiência e na prática, juntamente com ações de formação e qualificação da força de trabalho».

Mais informações sobre o programa e os preletores podem ser obtidas no sítio do evento na Internet.