Saltar para o conteúdo...

Formulário de procura

Close Search
Close Search

Bolsas de Investigação para mestres em Humanidades no CES-Coimbra

País: 
Portugal
Data limite de inscrição/candidatura: 
2017-02-17

O Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, tem aberto um concurso para duas Bolsas de Investigação, no âmbito do projeto «MEMOIRS – Children of Empires and European Postmemories» financiado pelo European Research Council (nº 648624), e coordenado pela Doutora Margarida Calafate Ribeiro. As candidaturas podem ser apresentadas até 17 de fevereiro.

O Projeto Memoirs tem por objetivo fazer o levantamento e a análise das memórias intergeracionais herdadas por filhos e/ou netos da geração que viveu os processos de descolonização em África dos territórios dominados por França (Argélia), Portugal (Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, S. Tomé e Príncipe e Cabo Verde) e Bélgica (República Democrática do Congo). A partir de entrevistas e de representações artísticas da segunda e terceira geração, pretende-se realizar uma análise comparativa de vivências influenciadas pela pós-memória das guerras coloniais e do fim dos impérios. O projeto é interdisciplinar, reunindo especialistas dos estudos literários e culturais, de história e sociologia.

Os candidatos devem ter Mestrado numa área das Humanidades,experiência em investigação qualitativa e conhecimentos sobre a memória europeia da colonização em África. O valor da bolsa é de €1.000 mensais.

Mais informações no Edital em anexo e na página do Ces-Coimbra.