Saltar para o conteúdo...

Formulário de procura

Close Search
Close Search

CNPq aprova bolsas para 27 projetos enviados pela UFU

CNPq aprova bolsas para 27 projetos enviados pela UFU

Na opinião do novo diretor de Pesquisa, resultado comprova potencial da instituição na caminhada rumo à internacionalização.

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulgou, no dia 31 de janeiro, o resultado da Chamada 12/2016, de concessão de novas bolsas de Produtividade em Pesquisa (PQ) da agência, que é vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Dentre os 3.401 pesquisadores cujos projetos constam na lista de contemplados por esta chamada, 27 são vinculados à Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Conforme o CNPq, cerca de R$ 200 milhões serão investidos nas pesquisas aprovadas neste edital, valor 39% superior ao das chamadas anteriores. “As bolsas PQ são as de mais alto nível do CNPq e destinadas a pesquisadores que possuam produção científica, tecnológica e de inovação de destaque em suas respectivas áreas do conhecimento com o objetivo de incentivar o aumento da produção científica, tecnológica e de inovação de qualidade”, sintetiza a nota divulgada pela agência, em sua página na internet.

O diretor de Pesquisa da UFU, professor Kleber Del Claro, informa que a instituição tem atualmente 183 pesquisadores que contam com apoio financeiro do CNPq para a realização de seus projetos. “Este novo resultado, trazendo os nomes de 27 colegas – alguns renovando suas bolsas e outros sendo contemplados pela primeira vez -, nos deixa muito orgulhosos e demonstra o evidente crescimento da pesquisa na UFU, caminhando rumo à internacionalização em breve”, aponta o diretor.

Del Claro aproveita a ocasião para conclamar a participação de mais membros da comunidade acadêmica da UFU nos próximos editais. “A todos que desejam sucesso igual, a palavra de ordem é ‘acreditar’, pois todos têm condições de chegar lá também! Que fiquem sempre de olho na Plataforma Carlos Chagas, onde estão compiladas todas as informações e processos relativos aos editais da CNPq. Nós, da Dirpe [Diretoria de Pesquisa], podemos e queremos ajudar nessas submissões. Portanto, contem conosco!”, sublinha, acrescentando que a grande oportunidade deste momento é o Edital Fapemig - Pesquisador Mineiro, que já está aberto.