Saltar para o conteúdo...

Formulário de procura

Close Search
Close Search

Novos programas e atividades de Fisioterapia na Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do IPCB

Novos programas e atividades de Fisioterapia na Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do IPCB
Fonte: 
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal, 2017-02-03

Integrado nas atividades da Clínica Pedagógica, a Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias do Instituto Politécnico de Castelo Branco vai disponibilizar, a partir do mês de fevereiro, diversos programas de fisioterapia para pessoas com condições/problemas de saúde específicos, nomeadamente:

Programa para pessoas com Osteoartrose do Joelho.

Este programa tem uma componente educacional, auxiliando os participantes a gerir melhor os seus sintomas e problemas, fomentando uma adequada autogestão da condição de saúde, que será complementada por uma componente de exercício em tanque terapêutico (piscina aquecida). O programa é composto por 16 sessões (8 semanas). Podem participar pessoas com idade superior a 50 anos e com diagnóstico de osteoartrose do joelho.

Programa para pessoas com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC).

Este programa terá uma componente educacional, de forma a fomentar uma adequada autogestão da condição de saúde, que será complementada por uma componente de exercício. Este programa será composto por 16 sessões (8 semanas). Podem participar pessoas com idade superior a 18 anos e com diagnóstico de DPOC.

Programa para pessoas com patologia do Sistema Nervoso Central (por exemplo: AVC, Esclerose Múltipla, Parkinson).

Este programa possui uma componente de exercício em tanque terapêutico e será composto por 10 sessões (10 semanas). Podem participar pessoas de todas as idades com diagnóstico referente a uma patologia do Sistema Nervoso Central (por exemplo: AVC, Esclerose Múltipla, Parkinson).

Estes programas decorrem no período da tarde, na Clínica Pedagógica da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias.

Programa para Avaliação das Condições para uma Vida Autónoma

A partir do mês de abril, os alunos da licenciatura em Fisioterapia inscritos numa Unidade Curricular na área da Gerontologia vão realizar uma iniciativa experimental e inovadora, aberta à população da cidade de Castelo Branco. Os alunos, sob supervisão do docente da Unidade Curricular, irão avaliar as condições que os idosos ou cuidadores interessados têm na sua habitação/comunidade, quais as limitações à sua autonomia e quais as necessidades que sentem. Questões como a mobilidade, acessibilidade, organização do espaço/mobiliário, condições de segurança, entre outros, serão avaliadas e será produzido um pequeno relatório de recomendações. As avaliações decorrerão durante os meses de abril, maio e junho. A iniciativa é gratuita.

Os interessados em participar nos vários programas terão de se inscrever através do número de telefone 272 340 563, ou através do e-mail fisioterapia.esald@ipcb.pt. O número de inscrições é limitado e o acesso à frequência dos programas é precedido de uma consulta de fisioterapia na ESALD, por forma a verificar se os interessados se enquadram nos objetivos dos programas e se os programas são adequados às suas condições e necessidades.