Saltar para o conteúdo...

Formulário de procura

Close Search
Close Search

Bolsa de PD em Ciência Política

Instituição / Local: 
FAPESP
País: 
Brasil
Data limite de inscrição/candidatura: 
2017-01-30

Nº: 1340

Área de conhecimento: Ciência Política

Nº do processo FAPESP: 2012/50987-3

Título do projeto: Lideranças políticas no Brasil: características e questões institucionais

Área de atuação: Comportamento Político

Pesquisador principal: Vera Lucia Michalany Chaia

Unidade/Instituição: Faculdade de Ciências Sociais / PUC-SP

Data limite para inscrições: 30/01/2017

Publicado em: 16/11/2016

Localização: Rua Ministro Godói, 969 São Paulo

A pesquisa visa às representações midiáticas das lideranças políticas brasileiras nos anos 1985 a 2010. Período de redemocratização do país e consolidação do ritual democrático para a escolha dos representantes políticos, o Brasil assiste a entrada de novos atores políticos que encontram nos espaços das mídias importantes ferramentas de ação política e a profissionalização das campanhas eleitorais. O Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) e a cobertura da imprensa (em seus diversos formatos) garantem maior visibilidade à cena política e a seus atores, que passam a preocupar-se com o gerenciamento de suas imagens públicas. Por meio de estudo de programas do HGPE e de arquivos de jornais e revistas, a pesquisa vai analisar como são construídas as representações das lideranças políticas e como elas trabalham sua imagem e discurso político dentro dos canais de comunicação.

A centralidade dos meios de comunicação para uma grande parcela da população brasileira transformou o espaço midiático em um importante campo de disputas simbólicas, no qual as lideranças precisam saber se utilizar dos canais de comunicação para administrar sua imagem e comunicar-se com a população. Assim, o estudo tem o objetivo de identificar como as lideranças políticas brasileiras utilizam-se dos meios de comunicação para construir sua imagem pública.

A inscrição será no período de 16 de novembro de 2016 a 30 de janeiro de 2017. O processo de seleção será realizado no período de 6 a 10 de fevereiro de 2017.

Contatos para inscrições:
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
Programa de Estudos Pós-Graduados em CIÊNCIAS SOCIAIS
A/C de Vera Lucia Michalany Chaia
Rua Ministro Godói, 969 - 4º andar - sala 4E-20
São Paulo - SP CEP: 05015-001
E-mail: vmchaia@pucsp.br

Mais informações aqui.