Saltar para o conteúdo...

Formulário de procura

Close Search
Close Search

Politécnico de Setúbal promove concurso regional na área da Tecnologia

Politécnico de Setúbal promove concurso regional na área da Tecnologia

A Escola Superior de Tecnologia de Setúbal do Instituto Politécnico de Setúbal (ESTSetúbal/IPS) promove o ONcontrol, um concurso regional para jovens do ensino secundário e profissional que pretende contribuir para um maior conhecimento das áreas da tecnologia, permitindo que os participantes alarguem o leque de opções no momento de escolher a continuação dos seus estudos a nível superior. As inscrições decorrem até 31 de janeiro.

Os jovens são incentivados a desenvolver sistemas de controlo baseados na tecnologia Arduino, plataforma eletrónica open- source, de prototipagem baseada em hardware e software flexíveis e fáceis de usar. O Arduino pode ler sensores, controlar os mais variados equipamentos ou objetos, como iluminação, sistemas de aquecimento, carros telecomandados, processando a informação e controlando desta forma os dispositivos ou o ambiente da forma pretendida, bastando para isso programá-lo através do computador.

A cada escola participante no concurso será fornecido um kit base com o qual os alunos poderão desenvolver o projeto. Sendo o número de kits limitado, as escolas serão selecionadas por ordem de inscrição com vista à atribuição dos mesmos.

As inscrições devem ser feitas até 31 de janeiro, para o email: oncontrol@estsetubal.ips.pt e toda a informação do concurso está disponível em www.ips.pt.  

O Concurso ONcontrol vai ao encontro dos objetivos de formação dos alunos do ensino secundário e profissional, visando a realização de projetos de natureza interdisciplinar e transdisciplinar, estimulando aspetos como o desenvolvimento de metodologias de projeto, a promoção de competências no exercício de uma cidadania ativa e o espírito crítico e criativo. Por outro lado, o concurso aposta também na valorização das escolas e dos seus docentes, contribuindo para as metas fixadas no seu Projeto Educativo e permitindo o enriquecimento de dimensões como a atividade científico-pedagógica, a participação na vida da escola e a relação com a comunidade educativa.