Saltar para o conteúdo...

Formulário de procura

Close Search
Close Search

Boletim de Notícias nº 9

Boletim de Notícias nº 9

Amarelo. Vermelho. Verde. Azul. Estas são as cores que, usando o pleonasmo, dão cor ao logótipo da AULP há quase 30 anos. Mas existem mais cores que dão vida a esta instituição. Universidades, politécnicos, departamentos de língua portuguesa, organizações parceiras.
Reitores, professores, investigadores, alunos e funcionários de todas as instituições de ensino superior dos vários países de língua portuguesa e Macau que estão associadas à nossa instituição. Estes são as verdadeiras cores que dão cor à AULP.

Esta newsletter assinala a entrada do ano em que a AULP completa 30 anos de existência. Considerámos importante relembrar nesta edição algumas iniciativas que marcam a vida associativa, como é o caso da publicação de obras comemorativas publicadas nos encontros anuais da associação com o intuito de enriquecer a literatura científica em língua portuguesa. Reedições fac-similadas de obras inacessíveis, livros científicos de reconhecido valor já desaparecidos ou cuja oportunidade se faz sentir são distribuídas gratuitamente por todos os membros. De Angola ao Brasil, de Cabo Verde a Portugal e passando por Macau, estas edições de manifesta riqueza cultural, contribuem para ampliar o panorama literário e científico nos países onde se fala a língua portuguesa. Escolhidos pelos países de acolhimento dos sucessivos Encontros, a AULP serve, assim, os interesses da comunidade científica.

Um balanço do XXV Encontro da AULP em Cabo Verde, realizado entre 15 e 17 de julho de 2015, revela alguns dados estatísticos cedidos pela instituição de acolhimento, Universidade
de Cabo Verde. Damos destaque a algumas iniciativas das instituições de ensino superior nossos membros, como é o caso do lançamento do primeiro curso de medicina em Cabo Verde, ou do acordo estabelecido pelo Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) que permite reconhecer o exame nacional do ensino médio no Brasil (ENEM) e receber mais estudantes brasileiros com
condições para integrar os cursos do politécnico de Portalegre.

Este semestre merece ainda destaque a forte participação da AULP em reuniões promovidas pela CPLP, bem como Encontros e conferências ligadas ao ensino superior, promovendo o trabalho desenvolvido pela associação, tornando-a igualmente mais participativa em debates relacionados com a língua portuguesa e o ensino superior na CPLP.

O mar representa 70% da superfície terrestre. É um recurso hídrico, uma fonte de energia renovável e de biodiversidade marinha, com particularidades geográficas únicas que tornam o mar um tema relevante, complexo e com múltiplos focos de abordagem. Sendo o mar um elemento comum a todos os países de língua oficial portuguesa e Macau, a AULP reuniu na Revista Internacional em Língua Portuguesa, nº 27, uma edição com artigos que permitem conhecer as várias perspetivas sobre o mar que tem um papel fundamental para a difusão da língua portuguesa.

Aproveitamos por isso este boletim de notícias para anunciar o lançamento desta publicação que foi o resultado dos esforços da equipa da sede que contactou investigadores dos diversos países de língua portuguesa a participarem nesta mostra de visões sobre o mar que, como a língua, separa e une. Agradecemos a colaboração de todos os autores desta revista que, não obstante os prazos diminutos, fizeram um esforço para tornar este número viável. Os nossos agradecimentos às instituições de ensino superior membros da AULP e a todos os que colaboraram na identificação dos investigadores presentes.

Professor Doutor Rui Martins (Presidente da AULP em representação do reitor da Universidade de Macau)

Leia o boletim de notícias em formato digital aqui.

Disponibilidade: 
Disponível