Saltar para o conteúdo...

Formulário de procura

Close Search
Close Search

Nota Informativa IV - XXV Encontro da AULP

General Vasco Rocha Vieira
Fonte: 
Gabinete de Comunicação da AULP, Cabo Verde, 2015-07-18

A Assembleia Geral foi presidida pela Professora Doutora Judite Nascimento, anfitriã do XXV Encontro da AULP e reitora da Universidade de Cabo Verde. O Professor Doutor Rui Martins, Presidente da AULP e Vice-reitor da Universidade de Macau, o Professor Doutor Orlando da Mata, Reitor da Universidade Manduma Ya Ndemufayo, e a Professora Doutora Cristina Montalvão Sarmento, Secretária Geral da AULP, estiveram igualmente presentes na mesa que conduziu esta reunião onde foi feito um balanço das atividades associativas durante o ano.

O PGCD é uma iniciativa do Ministério do Ensino Superior, Ciência e Inovação de Cabo Verde (MESCI) e Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), com o apoio do Governo do Brasil, através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Governo de Portugal através da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Este Programa doutoral de excelência, nas ciências da vida, está aberto a alunos dos PALOP e de Timor Leste e visa reforçar a capacitação e cooperação científicas entre todos os países da CPLP.

Na mesa de encerramento do PGCD estiveram presentes o Doutor Engenheiro Fritz Sacher, PCA da Merck África, o Professor Doutor António Correia e Silva, Ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação de Cabo Verde, o Professor Doutor Rui Martins, Presidente da AULP, o Professor Doutor Jonathan Howard, Diretor do Instituto Gulbenkian e Ciência e o Professor Doutor Paulo Pereira, Vice-Presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

A Professora Doutora Luísa Ribeiro foi uma das pessoas que em 1986, em Cabo Verde, esteve presente no momento de assinatura da ata da fundação da AULP. Hoje, em 2015, no XXV Encontro da AULP, foi também uma das pessoas que entregou os certificados do PGCD - Programa de Pós-Graduação Ciência para o Desenvolvimento.

A Sessão Solene de Encerramento do XXV Encontro contou com o discurso da Reitora da Universidade de Cabo Verde, Professora Doutora Judite Nascimento e do Professor Doutor Rui Martins, Presidente da AULP.

O General Rocha Vieira foi homenageado pela associação na qualidade de membro honorário. A atual sede da associação existe graças ao General no período em que era Governador de Macau.

O Presidente da AULP, Professor Doutor Rui Martins, ofereceu uma placa de membro honorário e uma oferta característica de Portugal. Já a Professora Judite Nascimento, anfitriã do Encontro e Reitora daUniversidade de Cabo Verde ofereceu o livro comemorativo "A ilha do fogo e as suas erupções" da autoria do Professor Orlando Ribeiro.

Por último S. Exa Ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação de Cabo Verde, Professor Doutor António Correia e Silva agradeceu a presença dos mais de 400 participantes dos vários países de língua portuguesa e Macau, RAEM, que estiveram a representar as instituições de ensino superior membros da AULP.