Saltar para o conteúdo...

Formulário de procura

Close Search
Close Search

AULP - Plataforma líder na educação e desenvolvimento humano nos países de língua portuguesa

Fonte: 
AULP, 2015-01-22

O Professor Doutor Jorge Ferrão, Presidente da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) no triénio 2011-2014 e atual Vice-Presidente da AULP, Reitor da Universidade Lúrio (UniLúrio) de Moçambique, está nomeado para ministro de Educação e Desenvolvimento Humano do seu país. Primeiro Reitor da UniLúrio, fundada em 2007, foi responsável pela abertura de faculdades nos polos localizados nas três províncias do norte de Moçambique: Nampula, Niassa e Cabo Delgado. No âmbito da AULP presidiu aos Encontros de Moçambique, Minas Gerais e Macau, RAEM, China tendo com êxito desenvolvido vários eixos de parcerias e redes colaborativas no universo da língua portuguesa.

No Brasil, a Professora Doutora Nilma Lino Gomes, designada para as funções de Reitora da Universidade Luso-Afro-Brasileira (UNILAB) foi recentemente nomeada ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. A Professora Doutora Nilma Gomes tinha sido eleita membro do conselho de administração da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) na última reunião do conselho de administração que teve lugar em setembro de 2014 no XXIV encontro da AULP.

O Presidente da AULP no triénio 2009-2011, Professor Doutor Clélio Campolina Dinis na qualidade de Reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), assumiu recentemente funções de direção governamental na área do ensino superior e de investigação. Clélio Campolina foi convidado pela Presidente do Brasil, Dilma Rousseff para dirigir o Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil, cargo que assumiu até ao presente ano. No âmbito da AULP destaca-se o impulso decisivo que deu aos programas de mobilidade com os projetos: PIAPPE e Pró-Africa.

Já nos anos 90, o Professor Rui Pauletti, Presidente da AULP no triénio 1996-1999, fora posteriormente eleito deputado estadual (2002-2005) e deputado federal (2006-2012) do Rio Grande do Sul, Brasil, funções no âmbito das quais promoveu e defendeu as redes de língua portuguesa.

Em Cabo Verde, o Professor Doutor António Correia e Silva, primeiro Reitor da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), atual ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação de Cabo Verde, fez parte do conselho de administração da AULP entre 2007 e 2008. Tendo dado incontornável contributo ao desenvolvimento do ensino superior no seu país, que a AULP acolheu realizando o seu encontro anual em 2007 na primeira fase do desenvolvimento da universidade.

O atual Secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, de Angola, Professor Doutor João Sebastião Teta, presidente da AULP no triénio 2002-2005, foi Reitor da Universidade Agostinho Neto durante mais de uma década e está na génese da ampla reforma dos sistemas universitário e de ensino superior em curso naquele país.

Portugal, não é exceção e o Presidente da AULP, em 2005, o Professor Doutor Adriano Pimpão, fora já Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional e posteriormente Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP).

Atualmente presidida pela Universidade de Macau, RAEM, China, Universidade em expansão e forte desenvolvimento, a AULP continuará na senda da procura da excelência e do progresso da língua portuguesa no mundo.

Líder na aproximação e relacionamento dos países de língua portuguesa, a AULP é uma plataforma de passagem de reconhecimento e entendimento dos diversos sistemas de ensino superior, ao cumprir quase três décadas da sua atividade, vê reconhecida a sua importância, a nível governamental, nos vários países envolvidos.