Saltar para o conteúdo...

Formulário de procura

Close Search
Close Search

Alunos de continentes diferentes participam na mesma aula

Fonte: 
Local.pt, Portugal, 2014-12-10

A iniciativa é pioneira e foi implementada pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) através de uma parceria desenvolvida com o grupo brasileiro UNIS – Centro Universitário do Sul de Minas.

Trata-se de uma sala interativa, um espaço de aula com tecnologia de ponta que permite aos alunos de ambas as instituições, portuguesa e brasileira, estar em ambiente virtual e, em tempo real, assistir e participar em aulas partilhadas.“ Este sistema interativo permite quebrar as barreiras geográficas no ensino, proporciona um maior envolvimento dos alunos e incrementa as possibilidades de expansão e enriquecimento dos futuros profissionais, favorecendo a internacionalização e a interculturalidade”, explica o Professor Manuel Silva, coordenador do Gabinete de Apoio à Inovação em Educação do ISCAP.

Há já um conjunto de aulas a decorrer, de modo regular, sobretudo ao nível de pós-graduações, estando também agendadas sessões de participação de docentes do ISCAP na avaliação de trabalhos de mestrado de alunos da UNIS.

“Outra das grandes vantagens inerentes a este projeto reside na maior facilidade com que se podem organizar aulas com professores de renome, de outras nacionalidades, cujo âmbito de atuação seja de particular interesse para o ISCAP ou para as universidades parceiras. Passa a existir uma maior economia no que respeita às despesas que envolveriam a deslocação desses especialistas ao nosso país, ao mesmo tempo que se enriquece a formação”, adiantou o Professor Manuel Silva.

A sala interativa encontra-se equipada com o sistema Blackboard Collaborate (BC), que combina as valências das ferramentas Wimba e Elluminate. A junção destes sistemas tecnológicos permite a criação de salas de aula virtuais, tirando partido de funcionalidades de produção, projeção e edição de conteúdos (Wimba), bem como a comunicação e interação dos estudantes em tempo real (Elluminate).

O sistema Blackboard Collaborate dispõe de ferramentas de áudio, vídeo, partilha de trabalho, partilha de atividades e ficheiros, bem como de um “whiteboard”, que se assemelha ao quadro branco da sala de aula tradicional, e que pode ser utilizado pelo professor e pelos alunos.

O Centro Universitário do Sul de Minas – UNIS – é um dos maiores grupos universitários de todo o Brasil. Aposta em professores especializados e métodos de ensino inovadores e a sua área forte de ensino é a gestão e as ciências empresariais.