Saltar para o conteúdo...

Formulário de procura

Close Search
Close Search

Maria Sambo

Maria Sambo
Órgão social: 
Conselho Fiscal
Mandato: 
2º Suplente
Membro: 
Universidade Agostinho Neto
País: 
Angola

Em 1983 a Drª Maria do Rosário Bragança Sambo licenciou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto. É especialista em Neurologia desde 1997 pelo serviço de Neurologia do Hospital de Egas Moniz (Lisboa – Portugal) e pela Ordem dos Médicos de Portugal.

É Doutorada em Medicina (2010), ramo de Genética, com a defesa de tese sobre Susceptibilidade genética à malária cerebral em crianças angolanas no Instituto Gulbenkian de Ciência (Oeiras, Portugal) e na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Foi decana da Faculdade de Medicina da Universidade Katyavala Bwila, em Benguela, (2011-2015), onde também é professora titular.

Com o trabalho sobre “Susceptibilidade genética à malária cerebral em crianças angolanas” obteve dois prémios: prémio Pfizer 2010 para a investigação clínica atribuído pela Sociedade de Ciências Médicas de Lisboa e o prémio de investigação biomédica pela Ordem dos Médicos de Angola, em 2011. Interessa-se particularmente por estudos clínicos e genéticos sobre a malária.

É responsável pela coordenação de dois projetos da Faculdade de Medicina da Universidade Katyavala Bwila, designadamente “Rastreio neonatal da Drepanocitose e aconselhamento genético a casais de risco no Hospital Central de Benguela” e “Malária falciparum em grávidas na província de Benguela: as lesões placentárias, a resposta imonulógica e os marcadores de susceptibilidade genética à infecção placentária”.

É autora e co-autora de várias publicações cientificas em revistas indexadas, bem como do livro “Um olhar sobre as doenças médicas na gravidez – Casos Clínicos (Benguela, Outubro 2013).