Estágios AULP

A AULP possui um programa de estágios curriculares e extra-curriculares para a sede da Associação das Universidades de Língua Portuguesa, em Lisboa. Este programa destina-se a jovens estudantes e recém‐licenciados e poderão candidatar-se estudantes de todos os países de língua portuguesa e Macau (RAEM).

O objetivo deste estágio é proporcionar aos estudantes uma experiência de desenvolvimento de funções em contexto de trabalho numa associação não governamental internacional. O estágio tem a duração mínima de três meses e máxima de seis meses.
Os pedidos de estágio devem ter correspondência com as áreas de intervenção da AULP em propostas de desenvolvimento de tarefas no departamento de comunicação: jornalismo, audiovisual e multimédia, gestão de redes sociais, marketing e publicidade, design da comunicação, relações públicas, relações internacionais e ciência política.

Candidaturas espontâneas podem ser enviadas para o e-mail: aulp@aulp.org.

Estagiar na AULP

Palavras de quem por cá passou

A AULP orgulha-se de dizer que foi, durante alguns meses, a “escola” de vários estagiários. Foi aqui que a maioria teve a sua primeira experiência profissional e adquiriu competências que permitiram dar o grande “salto” que divide o mundo universitário do mundo do trabalho. Ensinámos, mas também aprendemos muito com cada um que passou na AULP. Leia aqui o que alguns dos estagiários têm a dizer sobre a nossa organização.

Desde o meu primeiro dia, fui bem recebido e totalmente integrado na dinâmica de trabalho da associação. Participei de reuniões sobre a organização do encontro, fui apresentado ao trabalho de membros da equipe e aprendi bastante sobre colaboração entre as universidades de língua portuguesa e o relacionamento que a AULP cria com todos os seus membros. Cada dia foi uma nova experiência, muito enriquecedora, de aprendizado profundo aos níveis profissional, pessoal e até mesmo linguístico da LP. Estagiar na AULP foi uma experiência dinâmica, inesperada e enriquecedora à qual nunca esperaria ser exposto de uma maneira tão peculiar à ensinamentos que carregarei comigo tanto na minha carreira profissional, quanto na minha experiência de vida.

Rodrigo de Moraes (Brasil)

Estudante na UC Berkeley – Economia Política nos Países de Língua Portuguesa, 19/05/2014 a 13/06/2014

Estagiar na Associação das Universidades de Língua Portuguesa foi uma escolha inteligente, visto que além da flexibilização dos horários de modo a conciliar com os meus estudos, os funcionários são modelos de trabalho em equipa, onde todos conjugam as suas sinergias com vista a atingir os resultados visados. Além disso, todos estiveram sempre dispostos a ajudar-me e se preocuparam comigo e com o meu processo de aprendizagem. É um lugar excelente para adquirir e desenvolver espírito de equipa de modo a enquadrar-se em qualquer ambiente profissional. Estou muito feliz por ter escolhido a AULP para fazer o meu estágio, pois adequou-se muito à minha necessidade de transição, ou passagem, da universidade para o mercado de trabalho porque os funcionários são muito pacientes e sabem ensinar.

Egas Katar (Guiné-Bissau)

Mestrando na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, 17/04/2018 a 15/07/2018

Procurei sempre dar o meu melhor para conseguir que a AULP continuasse a ser um símbolo de união e cooperação entre os diversos membros da CPLP e Macau. Este estágio comprovou que há valores que não se aprendem nos livros, só podem ser obtidos através da pura experiência. O espírito de equipa, a confiança, a perseverança, a força de vontade, todos estes elementos e outros foram testados num ambiente afável e estimulador, por isso sinto que melhorei como estudante, como pessoa e como futuro profissional.

Rosendo Cruz (Portugal)

Mestrando em Publicidade e Marketing, na Escola Superior em Comunicação Social (IPL), 04/11/2013 a 04/03/2014

Pude desenvolver os meus conhecimentos de Marketing, o que permitiu completar a minha formação em Jornalismo. Aprofundei ainda os conhecimentos que já tinha do sistema de ensino superior nacional, mas também contactei com as diferentes realidades que existem nos restantes membros da AULP. Passei quatro meses com uma equipa fantástica, unida, empenhada, trabalhadora e dinâmica, o que facilitou a minha integração na empresa e permitiu uma melhor articulação do trabalho. Foi uma experiência muito gratificante e enriquecedora!

Catarina Navio (Portugal)

Mestre em Jornalismo na NOVA-FCSH, 05/11/2012 a 01/03/2013