Aliança Bibliotecária Académica entre a RAEM (China) e os Países de Língua Portuguesa

Por iniciativa da Universidade de Macau e no ano em que comemora o seu 40.º aniversário, foi criada a “Aliança Bibliotecária Académica entre a Região Administrativa Especial de Macau (China) e os Países de Língua Portuguesa” (ABAMAPLP).

Integram esta Aliança a Associação de Universidades de Língua Portuguesa, o Centro Científico e Cultural de Macau, a Universidade Agostinho Neto, a Universidade Mandume Ya Ndemufayo, a Universidade Estadual de Campinas, a Universidade Federal de Minas Gerais, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Universidade de São Paulo, a Universidade de Cabo Verde, a Universidade Eduardo Mondlane, a Universidade Pedagógica de Maputo, a Universidade de Macau, a Universidade de São José, a Universidade Católica Portuguesa, a Universidade do Porto, a Universidade de Coimbra, a Universidade do Minho, a Universidade de Lisboa, e a Universidade Nacional Timor Lorosa’e.

A aliança servirá de plataforma para o intercâmbio académico entre a China e os PLP, por intermédio de Macau, e promoverá a partilha de recursos pedagógicos em língua portuguesa e a formação de quadros profissionais bilingues chinês-português.

A ABAMAPLP prevê o estabelecimento de um catálogo e de um mecanismo de intercâmbio de livros e documentação, de forma que, seja possível elevar o nível académico e a qualidade dos serviços das bibliotecas-membros, melhorando as competências profissionais do pessoal que exerce funções nas bibliotecas. A parceria visa ainda a promoção de eventos, entre os quais ações de formação e intercâmbio entre os profissionais que exercem funções nas bibliotecas, assim como o fomento de atividades de intercâmbio entre as bibliotecas-membros.

O acordo foi formalmente assinado, via plataforma Zoom, no dia 16 de setembro de 2021, durante o XXX Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa, que decorreu nos dias 16 e 17 de setembro.