Saltar para o conteúdo...

Formulário de procura

Close Search
Close Search

Traços Biográficos Relativos ao Finado Antônio Francisco Lisboa, Finado Escultor Mineiro, mais Conhecido pelo Apelido de Aleijadinho (Edição 2013)

Em todos os encontros da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP), ocorre o lançamento de um livro alusivo à cultura ou história dos lugares que o sediam. No caso do XXIII Encontro da AULP, que decorreu na Universidade Federal de Minas Gerais, no campus Pampulha, a Editora UFMG optou por relançar a primeira biografia de um dos personagens mais importantes da história de Minas Gerais: o escultor barroco Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.

Os traços biográficos relativos ao finado Antônio Francisco Lisboa, distinto escultor mineiro, mais conhecido pelo apelido de Aleijadinho foram escritos em 1858 pelo professor, promotor e deputado provincial mineiro Rodrigo José Ferreira Bretas. Ele narra o drama e os sofrimentos vividos pelo artista para materializar sua obra.

"A nossa cultura é plural e as obras de Aleijadinho retratam a junção da nossa herança lusa, africana e autóctone. Queríamos um livro sobre um artista que nos representasse. Essa biografia que a Editora UFMG relança é pouco conhecida, mas muito interessante. O prefácio do crítico cultural Silviano Santiago contextualiza a obra e a importância do Aleijadinho para o século XVIII", explicou o diretor da Editora, Wander Melo Miranda.

A obra ganhou um ensaio fotográfico produzido por Jomar Bragança e que retrata diversas criações do escultor encontradas em museus e cidades históricas mineiras, como a escultura do profeta Ezequiel que integra o patrimônio cultural de Congonhas do Campo.

O livro tem também um significado especial para a Editora por ser a milésima publicação de seu catálogo.

Mais Informações

 

 

 

Disponibilidade: 
Indisponível