Saltar para o conteúdo...

Formulário de procura

Close Search
Close Search

Mensagem do Presidente

É com enorme prazer que em nome da Universidade de Macau, assumimos a Presidência da AULP para o triénio 2014-2017. A Universidade de Macau esteve sempre na vanguarda do apoio à AULP, tendo já organizado cinco dos Encontros anuais da Associação. Recentemente incentivámos a AULP a apresentar um projeto à Fundação Macau, com o objetivo de apoiar os estudantes bolseiros da CPLP e a RAEM. Este financiamento visa que a Associação crie uma residência para estudantes e bolseiros das instituições membros e disponha de meios para desenvolver a sua atividade.

Um dos objetivos para estre triénio é a continuação e dinamização dos programas de intercâmbio académico, estando em curso a implementação do Programa PROÁFRICA, financiado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil, que contribuirá para potenciar a capacidade científico-tecnológica dos países africanos, através da mobilidade de cientistas e investigadores, orientando esforços que permitam uma maior participação dos países com menores recursos financeiros.

As novas tecnologias são uma ferramenta fundamental para facilitar a comunicação entre os vários países da CPLP e Macau. Melhorar a comunicação entre os vários associados e proporcionar um espaço onde é possível tomar conhecimento dos projetos que estão a ser desenvolvidos nas diversas instituições de ensino mantém-se o centro das preocupações associativas.

A AULP continuará a desenvolver mecanismos para criar um sistema de avaliação e acreditação de cursos dentro do espaço do ensino superior dos Países de Língua Portuguesa. Enfrentar os novos desafios para o Ensino Superior e para a investigação após o pano de fundo dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) será uma linha do debate associativo, mantendo-se nos próximos três anos a continuação do trabalho desenvolvido pela AULP para ampliar a comunicação entre os seus membros, em prol do desenvolvimento coletivo do ensino e da língua portuguesa no mundo.

Rui Martins - Presidente da AULP e Vice-Reitor da Universidade de Macau (em representação do Reitor da Universidade de Macau)