Saltar para o conteúdo...

Formulário de procura

Close Search
Close Search

Mensagem do Presidente

Orlando da Mata

É com imensa satisfação que, em nome da Universidade Mandume Ya Ndemufayo, assumimos os desígnios da AULP para o triénio 2017-2020. Este desafio é grande para nós, pelo facto de a Universidade Mandume Ya Ndemufayo ter sido criada em 2009 e, caminhar apenas para a sua primeira década de existência ao assumirmos a presidência da mais prestigiada organização associativa de universidades do espaço lusófono.

A cooperação com a sociedade da sua região académica e do País em geral, numa perspectiva de valorização recíproca, o intercâmbio cultural, científico e técnico com instituições congéneres nacionais e estrangeiras, são alguns dos princípios que norteiam a missão da Universidade Mandume ya Ndemufayo. Estes princípios não se dissociam dos definidos pela nossa Associação que são: a colaboração multilateral entre as universidades dos países de expressão portuguesa e a multiplicação de esforços no sentido de consolidar laços e promover acções conjuntas entre os seus membros, para que se opere o reconhecimento da importância e da força desta comunidade de pessoas que falam a língua portuguesa e, sobretudo, que fazem investigação e estudos superiores.

É um facto evidente que estamos a viver no mundo inteiro, um período caracterizado por uma realidade económica difícil e que a nós afecta de uma maneira muito particular, pois o seu impacto negativo é bastante profundo em todos os países membros, condicionando a eficácia das acções das nossas Instituições e do nosso projecto.

Entretanto, sem ignorarmos este momento, faremos dessa crise uma motivação para que o nosso projecto virado para a consolidação, o fortalecimento dos laços de cooperação entre os membros, a partilha de experiências e dos resultados relevantes da produção científica das nossas universidades, assim como, a preservação da unidade da associação por meio da promoção da língua portuguesa, tenha êxito.

Continuaremos a dar primazia aos programas de intercâmbio académico, com realce ao programa “ERASMUS – AULP” recentemente criado, não poupando esforços para que a Comissão Intercontinental para  a creditação no espaço do ensino superior em língua portuguesa, se afirme e se consolide.

Orlando Manuel José Fernandes da Mata

Presidente da AULP